quinta-feira, 21 de junho de 2007

A nutrição no Real Madrid

Caros visitantes...



ao se aproximar o final do ano lectivo chegam os exames. Assim, diminui a nossa disponibilidade e o nosso tempo para dedicar ao blog, bem como para responder aos mails que nos têm mandado para dep.nutricao_desporto@hotmail.com.



No entanto continuem a visitar-nos e a mandar as vossas dúvidas porque sempre que tivermos oportunidade iremos publicando posts a fim de darmos continuidade a este nosso "projecto" para dar visibilidade e mostrar a importância do Nutricionista no desporto.



Deixamos mais uma notícia de um bom exemplo de um caso de sucesso ao mais alto nível, da Dr. Patricia Teixeira, nutricionista brasileira que Vanderlei Luxemburgo levou para o Real Madrid.



O PODER DOS ALIMENTOS

FIFA.com



“Creio que a nutrição é muito importante porque o rendimento de um jogador depende fundamentalmente do descanso, o treinamento e a competição, e além disso da energia que tem o jogador. Temos que reeducar os esportistas com o objetivo de otimizar seu rendimento e suas atuações. E no só isso. Uma boa nutrição pode ajudar-lhes a prevenir lesões, e obviamente uma melhor atuação individual repercute na obtenção de melhores resultados coletivos”, defende com paixão, Patrícia.



Não parece fácil estar entre jogadores como Raúl, Becham ou Ronaldo para impôr receitas de alimentação. “Na carreira nos ensinam um pouco de psicologia”, diz com um sorriso. “Além disso deve saber até onde pode exigir ou pedir algo. Com os 5 anos de experiência e os resultados que tive, os jogadores respeitam muito meu trabalho. Eles sabem que é para seu bem, que vai ajudar a melhorar e cumprem, uns mais outros menos. Pouco a pouco vai mudando hábitos e isto é o importante”. A chave é não exigir, mas propôr. E nada de broncas no caso de deslizes no cumprimento das recomendações. Apenas demonstrar as melhorias que as recomendações podem trazer.



Para ver noticia completa clicar no título do post: "A nutrição no Real Madrid"

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Falta de nutricionistas deixa futebolistas entregues ao seu apetite

"Maioria dos clubes negligencia dieta alimentar dos jogadores"


Esta é uma realidade espelhada numa notícia da secção "podium" do jornal Público.


Pedro Jorge Teixeira, professor de Nutrição, Obesidade e Actividade Física na Faculdade de Motricidade Humana reforça a ideia de que a alimentação não deve ser negligenciada no desporto de alta competição.


"Um nutricionista, defende este académico, deve estabelecer-se entre os quatro primeiros degraus na hierarquia clínica dos clubes, nomeadamente nos de alta competição, que ficaria assim ordenada: médico (cuja função primordial se baseia em casos de lesões e doença), preparador físico, nutricionista e psicólogo."


Para ver noticia completa "clicar" no título do post «Falta de nutricionistas deixa futebolistas entregues ao seu apetite»

domingo, 3 de junho de 2007

III Congresso Internacional de Futebol

Realizou-se entre os dias 24 e 26 de Maio, no Auditório do Instituto Superior da Maia (ISMAI), o III Congresso Internacional de Futebol subordinado ao tema “aprendizagem, investigação, jogo… um estádio em festa!...”.
Foram discutidos vários temas ligados ao mundo do futebol, por profissionais de elevada referência no panorama nacional. Treinadores como Jesualdo Ferreira, Toni, Carlos Carvalhal e José Gomes abriram as portas do treino e demonstraram quais os seus segredos tácticos.
Além de tácticas, outros temas foram abordados, como a medicina desportiva, a arbitragem e a formação de novos talentos que tão bons resultados têm dado em Portugal ultimamente.





É de louvar, a discussão neste congresso, da alimentação ligada ao futebol e os seus proveitos no rendimento do futebolista, tendo a plateia ficado com uma pequena noção da importância do nutricionista no desporto.
Discutiu-se a temática da hidratação desportiva, apresentado pelo Mestre Basil Ribeiro do departamento médico do Leixões Sport clube e da equipa de ciclismo do Sport Lisboa e Benfica.
Também foram abordadas as recomendações alimentares para maximizar a performance desportiva do árbitro de futebol pela nutricionista Dr. Liliana Gonçalves.

A terminar o congresso, ficaram reservadas duas excelentes apresentações nas quais foram demonstradas de forma inequívoca a importância da nutrição no futebol moderno onde a condição física do atleta é de extrema importância.
O Professor Dr. José Soares, docente catedrático da faculdade de desporto da Universidade do Porto discutiu sobre a fisiologia aplicada no treino do futebolista enquanto que o Mestre Vítor Hugo Teixeira, docente da faculdade de ciências da nutrição e alimentação da Universidade do porto, dissertou acerca do tema “Nutrição e futebol”.

Este congresso também ficou marcado por uma intervenção de luxo do Dr. Leandro Massada. O médico, que colabora com o FC Porto, deixou toda a gente espantada com a forma directa e humorística como abordou o tema encarregue de debater: a traumatologia do desporto.


Gostaríamos de felicitar a organização pelos excelentes temas escolhidos, bem como seus palestrantes, esperando que o próximo congresso consiga atingir pelo menos o mesmo êxito.