segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Cafeína no Desporto


A cafeína é uma das drogas mais consumidas no mundo. Encontra-se nos grãos de café, folhas de chá, no chocolate, nas sementes de cacau, nas nozes de cola, no guaraná e acrescentado a bebidas gaseificadas.

No meio desportivo, são reconhecidos os benefícios da cafeína na optimização do rendimento do atleta. Em modalidades de tipo endurance, pode ajudar na redução da sensação de fadiga através do aumento da catabolização dos triacilgliceróis musculares e deste modo as reservas de glicogénio não se esgotam tão rapidamente.

Recentemente foi ainda divulgado um estudo onde foi observado que a ingestão de cafeína após a competição também é benéfica na reposição das reservas de glicogénio muscular se esta for ingerida em conjunto com hidratos de carbono.





Apesar deste efeito ergogénico, a cafeína foi retirada em 2004, da lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial de Antidopagem. Temeu-se um aumento significativo do consumo desta substância pelos atletas, o que se verificou nalgumas modalidades como por exemplo no râguebi. Apesar dos efeitos secundários que possam advir do seu excessivo consumo já existem no mercado comprimidos de cafeína bem como bebidas destinadas a desportistas que incluem cafeína.


Actualmente, há quem defenda a proibição da cafeína no desporto. Fará sentido?