terça-feira, 4 de maio de 2010

Conselhos Nutricionais para um Grande Mestre de Xadrez

O Xadrez de alta competição é considerado um desporto exigente, não só mentalmente, mas também em termos físicos. Um torneio de Xadrez pode ter uma duração superior a 7 horas em condições de stress contínuo para os jogadores. Os cuidados nutricionais são fundamentais para que se atinjam os mais altos níveis de concentração e de resistência física.
Vamos descrever, de uma forma geral, alguns aspectos que devem caracterizar a alimentação de um xadrezista em competição:

- Tomar diariamente o pequeno-almoço. Muitos estudos demonstram a importância que um pequeno-almoço adequado tem na performance mental, principalmente em actividades decorrentes na primeira parte do dia.

- A última refeição “principal” antes de um jogo deve ser ingerida cerca de 3 horas antes deste, evitando alimentos “mais pesados” e de digestão mais demorada.

- Durante os jogos é recomendada a ingestão de líquidos e, em certos casos, de alimentos sólidos. Alguns exemplos de boas opções são água mineral, bebidas desportivas, chá, café, barras de cereais, bolachas de água e sal ou torradas e fruta.

- O tipo de alimentos, bem como a quantidade a ingerir, deve ser testada em jogos treino para aferir se o jogador tolera bem a respectiva ingestão. Em relação a estratégias para uma boa hidratação o jogador de ingerir pequenas quantidade de fluidos regularmente, devendo prevenir um estado de sede.

- O uso de suplementos deve ser feito com cuidado, sempre após aconselhamento de um profissional com experiência na Nutrição Desportiva.

É recomendado que os jogadores de elite de Xadrez contem com um acompanhamento científico na área da Nutrição de modo a atingirem os requerimentos alimentares que o Xadrez de alta competição exige.

Fonte: ChessBase.com

Sem comentários: