quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Leite: uma nova bebida desportiva?

A utilização de leite de bovino como “bebida desportiva”, especialmente na recuperação após o exercício, tem sido alvo de crescente interesse e investigação. Há uma crescente evidência científica a suportar o uso de leite magro após o exercício por atletas que se submetem regularmente quer a treino de endurance, quer a treino de força. Os diversos estudos realizados nesta temática sugerem que o leite magro é tão ou até mais eficaz na promoção na recuperação do exercício que as bebidas desportivas disponíveis comercialmente, em ambos os tipos de treino.



O leite magro tem um número de características nutricionais que teoricamente o fazem uma potencial bebida de recuperação. Primeiramente, contém hidratos de carbono (lactose) em quantidades similares às encontradas em muitas bebidas desportivas no mercado. Contém caseína e proteínas do soro num ratio de 3:1 o que origina uma lenta digestão e absorção, resultando em elevações sustentadas das concentrações de ácidos aminados no sangue. Finalmente, o leite também tem também altas concentrações de electrólitos, que são naturalmente perdidos pelo suor durante o exercício.

Mais pesquisa será necessária para compreender melhor os mecanismos fisiológicos pelos quais o leite exerce a sua acção após exercício e treino, no entanto, o leite magro mostra-se uma bebida eficaz na promoção da recuperação após o exercício.

1 comentário:

piedade disse...

Gostaria de saber mais sobre a utilização de leite magro na recuperação após competição, bem como se é benéfico a sua ingestão antes da competição?