domingo, 20 de maio de 2007

Hidratração em desportos aquáticos

Apesar do conhecimento das consequências da desidratação no rendimento do desportista, poucos trabalhos foram realizados em atletas que competem em meio aquático acerca desta temática.

Uma parte destes atletas tem noção que não ocorre transpiração enquanto realizam exercícios dentro do meio aquático não havendo necessidade de se hidratarem.







No entanto, um estudo realizado em atletas de hóquei subaquático e pólo aquático (Costa, Ignacio A. Petruccelli, Fernando. La Deshidratación en los Trabajos Aeróbicos de Natación. PubliCE Standard. 28/01/2005. Pid: 424) demonstrou que a perda de água nestas atletas não pode ser negligenciável. Em exercícios de intensidade de 100% (800 m) verificou-se uma perda de 0,8% +/- 0,1 do peso corporal enquanto que exercícios de intensidade de 80% (1700 m) pode levar a perdas de cerca de 1% +/- 0,2 do peso corporal do atleta.

É necessário sensibilizar atletas e técnicos envolvidos neste tipo de desportos aquáticos da importância da hidratação destes atletas. Como sugestões, podem-se dispor garrafas de água ou bebidas energéticas ao longo da piscina para serem utilizadas em momentos de pausa de jogos colectivos. Ter em atenção também os intervalos que antecedem cada série de natação, aproveitando o momento para se hidratarem.