domingo, 3 de junho de 2007

III Congresso Internacional de Futebol

Realizou-se entre os dias 24 e 26 de Maio, no Auditório do Instituto Superior da Maia (ISMAI), o III Congresso Internacional de Futebol subordinado ao tema “aprendizagem, investigação, jogo… um estádio em festa!...”.
Foram discutidos vários temas ligados ao mundo do futebol, por profissionais de elevada referência no panorama nacional. Treinadores como Jesualdo Ferreira, Toni, Carlos Carvalhal e José Gomes abriram as portas do treino e demonstraram quais os seus segredos tácticos.
Além de tácticas, outros temas foram abordados, como a medicina desportiva, a arbitragem e a formação de novos talentos que tão bons resultados têm dado em Portugal ultimamente.





É de louvar, a discussão neste congresso, da alimentação ligada ao futebol e os seus proveitos no rendimento do futebolista, tendo a plateia ficado com uma pequena noção da importância do nutricionista no desporto.
Discutiu-se a temática da hidratação desportiva, apresentado pelo Mestre Basil Ribeiro do departamento médico do Leixões Sport clube e da equipa de ciclismo do Sport Lisboa e Benfica.
Também foram abordadas as recomendações alimentares para maximizar a performance desportiva do árbitro de futebol pela nutricionista Dr. Liliana Gonçalves.

A terminar o congresso, ficaram reservadas duas excelentes apresentações nas quais foram demonstradas de forma inequívoca a importância da nutrição no futebol moderno onde a condição física do atleta é de extrema importância.
O Professor Dr. José Soares, docente catedrático da faculdade de desporto da Universidade do Porto discutiu sobre a fisiologia aplicada no treino do futebolista enquanto que o Mestre Vítor Hugo Teixeira, docente da faculdade de ciências da nutrição e alimentação da Universidade do porto, dissertou acerca do tema “Nutrição e futebol”.

Este congresso também ficou marcado por uma intervenção de luxo do Dr. Leandro Massada. O médico, que colabora com o FC Porto, deixou toda a gente espantada com a forma directa e humorística como abordou o tema encarregue de debater: a traumatologia do desporto.


Gostaríamos de felicitar a organização pelos excelentes temas escolhidos, bem como seus palestrantes, esperando que o próximo congresso consiga atingir pelo menos o mesmo êxito.

Sem comentários: