quarta-feira, 21 de março de 2007

Futebol: glicogénio e rendimento



Este lance aconteceu numa meia-final da taça de Portugal disputada entre Sporting e Benfica. O protagonista, defesa esquerdo do Sporting, Paíto, percorreu uma distância de cerca de 70 metros em sprint na segunda parte do prolongamento e fez golo.
Num sprint deste tipo, o organismo do atleta vai buscar a maior parte da energia à glicose resultante da degradação do glicogénio muscular.
Num jogo de futebol, o glicogénio muscular é o principal substrato usado pelo organismo. Durante o jogo, à medida que as reservas de glicogénio em certas fibras diminuem, diminui a glicose usada como combustível assim como a eficácia da locomoção; aumenta a utilização das reservas lipídicas, aumentando os ácidos gordos livres no plasma bem como o glicerol. Por outro lado, especula-se que a diminuição das reservas de glicogénio esteja directamente relacionada com o cansaço do jogador nos minutos finais da partida, em conjunto com o aumento da concentração de lactato e desidratação. Com a maximização das reservas de glicogénio podemos conseguir jogadores em melhores condições físicas que se evidenciam com o aproximar do final da partida. Isto consegue-se com uma dieta rica em hidratos de carbono complexos (baixo índice glicémico) antes e depois da actividade física. As necessidades energéticas e em hidratos de carbono variam com as exigências físicas do jogador, relacionadas com a sua posição e papel na equipa.

Em suma, na prática de futebol a nível profissional (assim como outras modalidades de exigências físicas idênticas) não se pode deixar estes pormenores entregues à sorte do acaso. A preocupação com as questões de nutrição essenciais à condição física do atleta não se deve limitar à véspera dos jogos nem ao período activo dos jogadores. É também importante nos períodos de férias e pré-épocas e podem decidir os vencedores de troféus.

Sem comentários: