terça-feira, 6 de março de 2007

Pesado?

A questão do excesso de peso e sua influência negativa no rendimento desportivo é de consenso geral. No entanto, jogadores mediáticos como Ronaldo, Wayne Rooney e mais recentemente Ronaldinho e Fabrizio Miccoli que têm sido noticia devido ao aumento de peso conseguem calar os críticos com seus resultados desportivos.
A pergunta que se impõe nestes casos é o de saber até que ponto os resultados desportivos não seriam melhorados com um adequado controlo alimentar.
Entre estes futebolistas há que ter em conta algumas diferenças, há desportistas que sempre apresentaram um certo excesso de peso para a prática desportiva ao longo das suas carreiras como é o caso de Wayne Rooney e Fabrizio Miccoli, enquanto que Ronaldo e Ronaldinho aumentaram de peso nos últimos anos, quer por descuidos alimentares, factores psicológicos ou lesões.



Ao abordar a temática do peso dos atletas é preciso ter em conta o peso de forma.
A noção de “peso de forma” é uma das mais referidas pelos desportistas, sobretudo nas disciplinas de resistência onde constitui mesmo uma preocupação exagerada, em particular junto das mulheres de bom nível.
Trata-se de um peso com o qual tudo funciona perfeitamente, não traduz por isso apenas os desempenhos que lhe estão ligados, mas visa traduzir uma situação “óptima” para o conjunto das funções fisiológicas.
Na prática pede-se ao atleta que anote o seu peso após certas sessões e no termo de cada prova, ao longo de vários meses. Com estes dados poderemos traçar uma curva que traduzirá a relação peso e desempenho. Esta curva parecer-se-á com uma curva em forma de “U” invertido. A parte direita da curva indica uma diminuição competitiva do atleta que ganhou peso, o que é normal. Mas a perda de peso do atleta também influencia negativamente no rendimento desportivo. A definição do peso de forma não é fácil de obter e é de todo um valor que possa ser padronizado para os atletas em geral. Este valor é individualizado, subjectivo às características únicas de cada jogador. Há que ter cuidado na interpretação do peso dos atletas pois no desporto é difícil definir valores para atletas das diversas modalidades.
O acompanhamento do atleta por um profissional de nutrição ajudará a definir e controlar o referido peso de forma.

Há que diferenciar os atletas que sempre tiveram um peso acima do normal para a generalidade dos atletas mas que é o seu peso de forma dos atletas que ganham peso num curto espaço de tempo e que não esta no seu.

Em suma, o factor peso é apenas um dos vários factores que influenciam a perfomance do atleta. O excesso de peso especificamente associado a altos níveis de massa gorda é particularmente prejudicial ao rendimento do atleta, na medida em que representa um acréscimo de esforço na sua locomoção.
Neste sentido, exige-se uma maior ponderação nas abordagens ao peso dos atletas por parte da comunicação social.


3 comentários:

Anónimo disse...

Realmente é um caso em que o excesso de peso não implica falta de agilidade...

Anónimo disse...

Dou-vos desde já os parabéns por postarem artigos relativos ao desporto.
A relação peso vs rendimento que apresentaram mantem uma coerencia global e retrata parte da realidade dos factos. Como referiram e bem devemos ter em conta o peso e a massa gorda corporal do individuos, não esquecendo do peso ideal. Mas nos exemplos apresentados teremos de ter em conta outros dados inerentes à própria modalidade (futebol), visto que os exemplos referem-se a jogadores que jogam na posição de avançados. A posição que ocupam em campo obriga a que tenham de ser jogadores rápidos e dependendo do esquema de jogo não necessitaram de percurrer muitos metros. ou seja, o seu desenpenho é apenas traduzido no ultimo terço do campo, que equivale a cerca de 35 metros. logo terão de ser jogadores explosivos e bastantes rapidos quer na progressão quer na finta, o que pede que o organismo tenha mais massa muscular, essencialmente fibras brancas, traduzindo-se num peso acima da média dos restantes jogadores.
Assim sendo pode-se traduzir o desenpenho do atleta por: modalidade+posição+(% massa gorda-% massa magra)+ peso ideal= desempenho.

Bebiana Beça / Eliana Beça / Ivo Fernandes disse...

Neste momento, o Micolli é um jogador que leva o clube "às costas" na liga. O excesso de peso é evidente, no entanto, é um jogador ágil, mas poderia ser muito mais e tirar partido se tivesse um peso ideal. Falta saber se o clube tem nutricionista. Se tiver deve estar a fazer um mau trabalho, caso não tenha seria importante para um maior rendimento do jogador e da equipa!