terça-feira, 13 de março de 2007

Ténis e as bebidas desportivas

Depois do primeiro grand-slam vencido por Serena Williams e pelo “intocável” número 1 mundial Roger Federrer, na Austrália e com a aproximação do Roland Garros, o maior torneio do circuito em terra batida, muitas são as partidas de ténis televisionadas. Neste sentido, e durante o visionamento destes encontros, certamente muitos adeptos atentos do ténis se interrogam: “porque bebem e o que bebem os tenistas aquando das pausas para mudança de campo?”
Uma partida de ténis tem uma duração média de 2 horas, podendo prolongar-se, (nomeadamente nos torneios do grand-slam onde a competição masculina é jogada à melhor de 5 sets), a 4, 5 horas de esforço contínuo. Assim, as perdas hidro-electrolíticas podem ser bastante significativas. O equilíbrio hidro-electrolítrico é fundamental para a manutenção do pH e para a regulação da osmolaridade sanguínea e da temperatura corporal. A água que se perde por transpiração pode facilmente originar um estado de desidratação intensa caso o organismo não seja abastecido rápida e adequadamente. O sódio acompanha esta água perdida durante a transpiração, enquanto também existem perdas de potássio, que se consome durante a contracção muscular. Em provas com duração superior a duas horas torna-se assim crítico a reposição de água e sais o que previne a redução da concentração mental, da performance e das habilidades técnicas induzidas pela desidratação.



A hidratação apropriada passará pela ingestão de bebidas desportivas cuja eficácia dependerá da quantidade ingerida, do esvaziamento gástrico e da absorção intestinal. Em suma e segundo American College of Sports Medicine “Durante o exercício, os atletas devem começar a beber cedo e a intervalos regulares na tentativa de conseguirem consumir fluidos a uma taxa suficiente para repor toda a água perdida através da sudação (perda de peso) ou consumir a quantidade máxima que possa ser tolerada”. Ainda, e segundo a Nathional Athletic Trainers’ Association, “a reposição de fluidos deve aproximar-se das perdas urinárias e pelo suor e pelo menos manter a hidratação menor que 2% da redução do peso” sendo o principal electrólito a ter em atenção o sódio.

1 comentário:

Ricardo Carvalheiro disse...

Muito bem escrito e organizado, parabéns!

Pessoalmente sou amante incondicional deste desporto.Como foi dito, a reposição hidrica e electrolitica é fundamental devido ao esforço e duração da prova,recorrendo os jogadores às tais bebidas energéticas. No entanto,os jogadores recorrem muitas vezes ao consumo de bananas no fim de cada "set". A maioria das pessoas devem questionar-se deste episódio recorrente. Porquê a banana e não outro fruto qualquer? Será apenas pelo seu elevado teor de potássio necessário ao elevado esforço físico?
Deixo aqui uma possível questão deste apaixonado pelo ténis.

Já agora,o Federer acabou de perder contra o Cañas, após 41 vitórias consecutivas,mostrou se irreconhecível....terá sido por má rehidratação?lol

Continuação de um bom trabalho